Você sabe a diferença entre preço e valor?

Preço e valor são conceitos que estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros, principalmente dos psicólogos e profissionais da área de saúde.

Muitas vezes, porém, preço e valor — que são bem diferentes — acabam confundidos. Esse é um erro grave e que pode muitas vezes atrapalhar seu trabalho, sendo o diferencial entre conseguir um cliente/paciente ou perdê-lo.

Ainda mais importante que saber a diferença entre preço e valor é saber aplicá-los da forma correta para que o seu trabalho seja vendido da maneira correta. Você tem dúvidas sobre isso? Continue a leitura e entenda de vez o real significado de preço e valor, quais são suas diferenças e como eles impactam na decisão do seu cliente!

Preço

Preço é aquilo que representa uma quantidade de dinheiro, ou seja, a quantia que o cliente precisa desembolsar para adquirir seu serviço. Ele é expresso pelos números que surgem a partir da soma dos custos envolvidos para a prestação do serviço e da margem de lucro que você estimou.

Logo, o preço é algo que pode variar muito de acordo com o custo do serviço, perfil do consumidor, poder de aquisição do seu público-alvo, preços da concorrência, demanda, dentre outros.

Valor

Valor é um conceito subjetivo, que pode variar bastante de pessoa para pessoa de acordo com a importância que o serviço tem para o cliente. Enquanto um serviço pode ter valor muito baixo para uma pessoa, ele pode ter valor extremamente alto para outra.

Um exemplo disso são os itens de colecionador: para algumas pessoas, eles não significam absolutamente nada, e o preço desses itens soa como um absurdo. Enquanto isso, os colecionadores veem as peças como algo especial e se dispõem a pagar altos preços.

Preço e valor na decisão do cliente

Já deu para ver como preço e valor são duas coisas totalmente diferentes, não é mesmo? Para resumir, enquanto o preço é algo que se baseia em dados palpáveis, que podem ser facilmente calculados, o valor é algo muito relativo e abstrato.

É valor agregado ao produto que faz toda a diferença!

É muito importante não se tornar refém de preços. É preciso trabalhar para ampliar a percepção do valor que os seus serviços têm na visão dos seus clientes.

O preço realmente interfere bastante na decisão de compra de alguém — afinal, se dois serviços que parecem similares, por que pagar mais caro e não optar pelo mais barato?

O valor será o diferencial nessa balança. O cliente precisa de um bom custo-benefício. É difícil alguém resistir a pagar um pouco mais por um serviço que agregue muito mais valor.

Agregar valor é tornar as coisas especiais, fazer com que o cliente perceba que os benefícios que ele pode obter com um serviço, quem em muito dos casos está acima da quantia que ele pode pagar para adquiri-lo.

Agregue valor para o seu cliente

Uma forma de agregar valor aos seus serviços é oferecendo conteúdos de qualidade. Como um bom profissional, você desenvolve esse processo de forma simples e rápida, garantindo que seu cliente ganhe ainda mais confiança em seu trabalho.

Assim, ele vai se sentir mais seguro e poderá ver ótimos resultados do seu trabalho na vida pessoal dele. É um passo simples, mas que, com certeza, ampliará a percepção de valor dos seus serviços pelos seus clientes.

O Psicoplanner agiliza sua gestão, criando facilidades para que você ganhe tempo para se dedicar ao fortalecimento do valor dos seus serviços. Assine hoje mesmo!