Psicologa(o) atenção com o imposto de renda 2021

Prazo prorrogado até 31 de Maio de 2021.

Permanece obrigado a declarar neste ano, entre outras situações, quem ganhou acima de R$ 28.559,70 em 2020. Havia a expectativa de atualização da tabela do IR, porém isso não aconteceu, permanecendo as mesmas faixas dos anos anteriores.

E como ficam as Psicólogas(os)?

O Carnê Leão é um caminho para se fazer a declaração. É uma forma de recolhimento mensal do imposto de renda que incide sobre os rendimentos da pessoa física que recebe de outra pessoa física ou do exterior.

O carnê leão é a maneira que a Receita Federal criou para receber de pessoas físicas o rendimento originário de fontes que ela não controla. Onde o IR não é retido na fonte. Resumindo; O carnê leão é só para rendimentos recebidos de pessoas físicas e se ultrapassar o limite de 1.566,00. Falamos dele nesse artigo.

Mas, afinal, como proceder? Preparamos esse pequeno guia, de forma simples e objetiva, para te ajudar com o IR, para que você não perca o prazo, que se não tivesse sido prorrogado já teria sua data de entrega nessa semana. Na dúvida procure seu contador!

O que é preciso para declarar

A psicóloga(o) deverá manter os comprovantes de todos os rendimentos (tudo que você foi paga para fazer) ganhos durante o ano passado. Informes de rendimento das fontes pagadoras, de empresas, do governo, pessoas físicas e etc. Os comprovantes de rendimentos de aplicações financeiras em bancos e corretoras também tem que ser declarados. Normalmente os bancos e corretoras enviam esses dados com antecedência.

Lembrando que, caso você emita o recibo e seu cliente declare isso no IR ele, você deverá fazer o mesmo!

Como preencher

É só acessar o site da Receita Federal e baixar o programa da declaração. Ele também pode ser baixado para smartphones em suas respectivas lojas de aplicativos. Se você o certificado digital pode acessar por meio do portal e-CAC e lá sua declaração estará previamente preenchida. Confira os dados!

Que tipo de declaração fazer?

Caso seus rendimentos tenham ficados dentro do do limite de R$16.754,34, a declaração simples é a recomendada. Se você utilizou o carnê leão, deve fazer uma declaração de ajuste para ver se há mais imposto a pagar ou a restituir.

Na dúvida, preencha todos os campos da declaração. No final, o programa informará a você qual é a opção mais vantajosa.

E depois de entregar?

Depois de entregar sua declaração, é possível consultar o andamento pelo portal do GovBR, acessando o e-CAC. Feito isso, vá até a opção “Meu Imposto de Renda”. Lá, você tem acesso ao status de sua declaração com a Receita, além de acompanhar a liberação de sua restituição ou emitir suas guias de imposto, caso seja apurado IR a pagar.

Mesmo com a mudança na data final da declaração, o calendário de restituição não foi alterado. Confira as datas:

  • 1º lote: 31 de maio de 2021
  • 2º lote: 30 de junho de 2021
  • 3º lote: 30 de julho de 2021
  • 4º lote: 31 de agosto de 2021
  • 5º lote: 30 de setembro de 2021

Quanto mais cedo sua declaração for entregue, mais rápido será a restituição, caso você tenha a receber.

Resumo

  1. Organize toda a documentação necessária
  2. Instale o programa da Receita Federal ou baixe o aplicativo
  3. Preencha todos os campos e fichas da declaração
  4. Verifique a declaração mais vantajosa
  5. Transmita as informações

Pronto! Missão cumprida!